Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial -> Serviço de Comunicação Social -> Notícias -> DNOCS recupera barragem de Pericumã
Início do conteúdo da página

DNOCS recupera barragem de Pericumã

Publicado por: Flaviana Silva Oliveira | Publicado: Quinta, 14 de Maio de 2020, 11h00 | Modificado por: Flaviana Silva Oliveira | Última atualização em Quinta, 14 de Maio de 2020, 18h36 | Acessos: 298

peri 1correto.

As obras de recuperação da barragem de Pericumã, no município de Pinheiro, a 333 km de São Luís, no estado do Maranhão, passam por um processo de correção, manutenção, prevenção e modernização em todas as suas estruturas, civis e hidromecânicas, possibilitando maior segurança e modernidade às barragens construídas pelo DNOCS. O empreendimento já conta com pouco mais de 10 por cento de avanço físico e uma previsão para o seu término, em 9 meses. Os trabalhos tiveram início em novembro de 2019.

Para a recuperação da barragem serão desembolsados R$ 3.211.972,42. Os recursos são provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional. O DNOCS segue fielmente o Plano de Segurança de Barragem.

A firma ganhadora do processo licitatório para a execução dos serviços programados foi o consórcio Pericumã, formado pelas empresas: Atlântica Serviços Técnicos e Submarinos LTDA, Construtora Monte Carmelo LTDA, Tempo Construtora e Serviços LTDA.

A barragem de Pericumã foi inaugurada em 1982 e facilita a navegação de pequenas embarcações; viabiliza a irrigação da agricultura familiar; possibilita o abastecimento de pescado aos municípios limítrofes; evita a penetração da água salgada, que avançava sobre o curso da água doce e os campos inundáveis do município de Pinheiro e adjacências; além de reduzir enchentes e controlar a vazão da água nos períodos chuvoso e de estiagem.

peri 1.2 peri 3

peri 4

 peri 6.6 peri 7

 

 

Fim do conteúdo da página