Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial -> Serviço de Comunicação Social -> Notícias -> Estagiários fazem visita de campo ao Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas
Início do conteúdo da página

Estagiários fazem visita de campo ao Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas

Publicado por: Simone Nunes Cavalcante | Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 15h40 | Modificado por: Simone Nunes Cavalcante | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 15h53 | Acessos: 677

whatsapp image 2019 12 05 at 13.30.42

 

 

Com o objetivo de conhecer mais sobre as obras implantadas pelo DNOCS, estagiários da Administração Geral da Autarquia fizeram visita de campo ao Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas nesta quarta-feira, 04. Os estudantes de nível técnico e superior foram vencedores de uma gincana interna, no qual o prêmio principal foi vivenciar uma atividade fim.

O momento guiado pelo gerente executivo do Distrito de Irrigação do Perímetro Tabuleiro de Russas (DISTAR), Aridiano Belk de Oliveira, também foi acompanhado pelo Diretor Geral, Rosilônio Magalhães, o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, Felipe Belchior e servidores. Em uma apresentação, foram passadas informações sobre o local, que é uma das maiores áreas de irrigação implantadas pelo DNOCS.

A extensão total do Perímetro (1ª etapa) é de 14.666 hectares, no qual existem áreas divididas em lotes para agrônomos, pequenos produtores, empresários e técnicos. Leonardo Pinho, produz frutas há nove anos na região e reconhece: “O DNOCS é o pai do projeto, ele planta, estrutura e ajuda na manutenção. Sem o apoio da Autarquia não existiria nada”. 

Os presentes conheceram a Estação de Bombeamento Secundária (EBS) que fornece água para 67% do Perímetro, bem como uma área de pastagem para produção leiteira e plantações de acerola e uva. A estudante de Direito, Fernanda Peres, considerou a experiência engrandecedora, “quando você sai da Central e vai conhecer a realidade do campo, é gratificante, eu vivenciei quanto o órgão é importante para a população”.

O estudante de Gestão de Políticas Públicas, Manoel Araújo, afirmou que a visita foi construtiva para sua futura profissão “agregou muito valor, tive conhecimento prático de como se criar políticas contra a seca”. Ele ainda comentou sobre um dos pontos que achou mais interessante, “o cultivo de uva me chamou atenção, pois é uma cultura cara e que não é fácil de ser produzida, mas o produtor arriscou e conseguiu se adaptar ao meio”.  

“A Universidade ensina bastante, o estágio serve para agregar valores positivos nessa fase. É onde a teoria se une a prática”, afirmou o Diretor Geral em conversa com os estagiários. 

O prefeito de Russas, Weber de Araújo; o vereador Haroldo Torquato; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio e Comércio de Russas, Gilberto Carneiro, estavam entre os presentes.

 

 

dsc 0492dsc 0723dsc 0699dsc 0523dsc 0509

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página