Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial -> Serviço de Comunicação Social -> Notícias -> Comitê Integrado de Combate à Seca se reúne no DNOCS
Início do conteúdo da página

Comitê Integrado de Combate à Seca se reúne no DNOCS

Publicado por: Simone Nunes Cavalcante | Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 16h46 | Modificado por: Simone Nunes Cavalcante | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 16h49 | Acessos: 282

whatsapp image 2019 12 02 at 16.36.28 copy

 

O DNOCS realizou nesta segunda-feira (02), às 9 horas, a reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, no Auditório da Administração Central em Fortaleza-CE. O encontro é realizado semanalmente e reúne representantes de Órgãos Federais, Entidades Estaduais e Municipais para discutirem as demandas na área de recursos hídricos no Ceará.

O encontro foi ministrado pelo secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, De Assis Diniz e contou com apresentação do Diretor Geral, Rosilônio Magalhães.

Foi abordado a necessidade do melhor aproveitamento de água, “Nós precisamos mudar, escolher culturas que exigem menos água. A agricultura irrigada consome 70% das reservas”, comentou o Secretário Adjunto da Secretaria dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues. O Chefe da Divisão de Tecnologia e Operações Agrícolas do DNOCS, Eduardo Segundo expressou a preocupação com a modernização do Açude Pentecoste e a necessidade de reinventar o sistema de irrigação.

A cooperação entre Municípios e Órgãos foram apresentadas como uma solução para possíveis perfurações de poços nos Municípios necessitados. “Eu já estive recebendo visitas de prefeituras. Agora vai ser assinado um contrato, para o Órgão ficar responsável pela perfuração e as prefeituras pela implantação e manutenção”, explicou o Diretor Geral da Autarquia.

Os representantes dos Municípios de Morada Nova, Cedro e Itaitinga estiveram presentes e informaram as demandas da população.

O encontro é realizado desde 2012, como determinação do antigo Ministério da Integração Nacional. Todos os Estados que compõem o semiárido devem ter um comitê, contando com os Órgãos que têm cadeira fixa, como o DNOCS.

 

 

dsc 0131dsc 0147

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página