Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial -> Serviço de Comunicação Social -> Notícias -> Curso de Aquicultura Continental recebe visita do Diretor Geral
Início do conteúdo da página

Curso de Aquicultura Continental recebe visita do Diretor Geral

Publicado por: Simone Nunes Cavalcante | Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 13h24 | Modificado por: Simone Nunes Cavalcante | Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 08h19 | Acessos: 604

whatsapp image 2019 11 26 at 10.23.51 1 copy

 

O Diretor Geral do DNOCS, Rosilônio Magalhães, visitou na tarde desta segunda-feira (25), o Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolpho von Ihering (CPAq), em Pentecoste-CE. O chefe do Centro de Pesquisas, Pedro Eymard, esteve a frente da visitação. 

 

O curso possui 40 horas/aulas e será realizado até sexta-feira (29). Limnologia (estudo das extensões de água), nutrição de peixe, construção de viveiro e tecnologia do pescado estão entre os conteúdos abordados.

 

Rolisônio Magalhães, conheceu a localidade, ouviu as demandas e afirmou que irá buscar alternativas para fortalecer a instituição, “uma das questões a serem desenvolvidas é o reforço na composição da força de trabalho”. O diretor também presenciou uma aula prática sobre Aquicultura Continental. 

 

A Engenheira Agrônoma, Maria do Socorro Chacon de Mesquita, ministrou a apresentação. Segundo ela “o curso teórico e prático possui a finalidade de repassar conhecimentos dos especialistas para o público em geral. Temos previsão de receber 39 alunos, inclusive de outros estados”. O lugar ainda dispõe de um alojamento para que os estudantes possam se instalar. 

 

A chefe do setor de Aquicultura da Coordenadoria Estadual na Bahia (CEST/BA), Georgina Calmon de Oliveira é uma das discentes, segundo ela, “o momento é importante pois aqui nós agregamos mais conhecimento. Além de ser beneficiada posso repassar as habilidades adquiridas para meus colegas na CEST/BA”.   

 

O Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolpho von Ihering é referência na produção de peixes. Alevinos são vendidos para produtores de médio e grande porte, além do povoamento de açudes da região. A reversão sexual dos alevinos de tilápia, para a masculinização em razão de maior produtividade, também é um dos procedimentos realizados. No local existe um laboratório no qual ocorre o processamento dos subprodutos do pescado, assim, acontece maior aproveitamento da produção. 

 

dsc 9810dsc 9837dsc 9867dsc 9892dsc 9821

 

 

 

 

 

dsc 9817 copy copy copy copy

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página