Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial -> Serviço de Comunicação Social -> Notícias -> Ética e Moral são temas abordados na II SED
Início do conteúdo da página

Ética e Moral são temas abordados na II SED

Publicado por: Simone Nunes Cavalcante | Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 17h03 | Modificado por: | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 17h03 | Acessos: 967

emily

A oficina Conhecendo a Ética, foi ministrada pela servidora e professora universitária, Emilly Albuquerque. Durante a conversa foram tratados alguns pontos do decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal).

A Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), falou sobre a relevância do conteúdo abordado. “É interessante apresentar o tema para os estagiários, considerando que eles também fazem parte do quadro da administração pública. A ética se refere a todos.”

Ainda, segundo Emilly Albuquerque, “a II Semana do Estagiário (IISED) tem proporcionado bons momentos, amanhã o dia também será produtivo, a gincana será interessante, contamos com a presença de todos”.

Orçamento Público foi temática da oficina oferecida pela Chefe da Divisão de Planejamento e Orçamento do DNOCS, Josimeuba Josino. Considerando o conhecimento como uma necessidade para a participação cidadã, diversos conceitos como o Plano Plurianual (o projeto orçamentário desenvolvido pelos Órgãos Federais no primeiro ano de mandato, e com vigência até o primeiro ano da gestão seguinte) e a Lei Orçamentária foram explorados.

Um paralelo entre orçamento familiar e governamental foi traçado de forma a simplificar o entendimento da aplicação do dinheiro público. “As pessoas não entendem receita orçamentária e também não querem entender”, explica Josimeuba. Formas de visualizar o orçamento e execução de Órgãos Federais foram fornecidas para facilitar o acesso cidadão.

O mercado de trabalho atual e a construção de uma carreira, com Karla Rolembreg encerrou a quinta-feira (10).

A palestrante atua como Coordenadora Estadual do Banco de Oportunidades do SENAC-CEARÁ. Graduada em Psicologia pela UNIFOR; Especialista em Administração de Recursos Humanos pela UFC/IEL. Com 14 anos de experiência na área de Recursos Humanos, atuando nos subtemas de RH.                                                                                                                   

josemeuba copysenacaud copytodagalera

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página