Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial -> Serviço de Comunicação Social -> Notícias -> Parlamento homenageia 110 anos do DNOCS
Início do conteúdo da página

Parlamento homenageia 110 anos do DNOCS

Publicado por: Simone Nunes Cavalcante | Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 15h01 | Modificado por: Simone Nunes Cavalcante | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2019, 13h53 | Acessos: 536

traje

Criado com o intuito de desenvolver o semiárido nordestino, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas recebe no dia 18 de outubro, na Assembleia Legislativa do Ceará, homenagem pelos seus 110 anos.

O presidente da Assembleia, deputado José Sarto, atende ao requerimento da presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, deputada Fernanda Pessoa. A sessão solene tem início marcado para às 14h30min, daquele dia no Plenário 13 de Maio.

A autora da indicação, Fernanda Pessoa ressalta que, por todo o serviço prestado, o DNOCS merece o reconhecimento do Nordeste. “São diversas obras de irrigação realizadas, inúmeros poços e açudes construídos”.

Durante a solenidade serão homenageados servidores, aposentados e In memoriam que muito fizeram e fazem em prol de um DNOCS mais forte.

1.José Osvaldo Pontes - Engenheiro Civil e Eletrotécnico, graduado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Foi Diretor Geral do DNOCS de março de 1974 a abril de 1985. É Ex-Presidente e Conselheiro da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem(ABID), e ex-Presidente da Comissão Internacional de Irrigação e Drenagem (ICID).

2.Manfredo Cássio de Aguiar Borges – Pós-graduado em Obras Hidráulicas da Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro e com especialização em barragens pela Pontifícia pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Foi Diretor Regional do DNOCS no Estado do Ceará (1971/1972). Diretor de Estudos e Projetos do DNOCS (1972/1974). Chefe da Divisão de Hidrologia do DNOCS (1974/1990). Representante do DNOCS no Comitê de Estudos Integrados do Vale do Rio São Francisco (1979/1990). Presidente do Conselho Editorial do DNOCS (1981/1986).Autor dos livros “A Face Oculta da Barragem do Castanhão – Em Defesa da Engenharia Nacional” e “ O Nó Górdio da Transposição”.

3. Antônio de Carvalho Costa – Aposentado com 70 anos e 52 anos de serviço, hoje é Chefe de Serviço de Orçamentos e Finanças do DNOCS. Continua na atividade aos 75 anos e com muita história para contar.

4.Felizardo de Pinho Pessoa Filho – Em 1968, é nomeado para o cargo de farmacêutico do serviço médico do DNOCS, Órgão que lhe propiciou aprofundar seus estudos e desenvolver pesquisas para erradicação de doenças endêmicas do Ceará, especialmente a ancilostomíase, esquistossomose e doença de Chagas. Em 1988, aos 70 anos de idade, se aposentou do DNOCS. Hoje ao completar 100 anos é o farmacêutico mais antigo do Estado do Ceará.

5.Pedro Eymard Campos Mesquita - Engenheiro Agrônomo pela UFC, Especialista em Aquicultura pelo Fishculture Research Institute de Szarvas-Hungria, é Mestre em Engenharia de pesca pela UFC, tem Curso de Preservação Genética de Tilápia Chitralada, no Asian Institute of Technology de Bangkok - Tailândia, e co-responsável pela introdução dessa linhagem melhorada de tilápias no Ceará;Atualmente é Chefe do Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolpho von Ihering, em Pentecoste-CE.

6.Antônio Gouveia Neto ( In memoriam) - Antonio Gouveia Neto, mas conhecido no DNOCS como Gouveia ou Gouveinha foi Engenheiro Classe K do antigo MVOP (Ministério de Viação e Obras Públicas);Chefe dos Serviços de Projetos e Orçamento do Antigo 1o Distrito do DNOCS; Encarregado dos Serviços de Estudos do Antigo 1o Distrito do DNOCS; Chefe do Serviço de Construção do Antigo 1o Distrito do DNOCS; Chefe dos Serviços de Pluviometria do Antigo 1o Distrito do DNOCS .Chefe dos Serviços do 1o Distrito do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) – Interino; Chefe dos Serviços do 1o Distrito do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) – Titular; Chefe da COPAN - Coordenadoria de Planejamento do DNOCS ; Assessor da Direção Geral do DNOCS; Diretor Geral do DNOCS - Interino.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página