Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial -> Serviço de Comunicação Social -> Notícias -> DNOCS abre o II Encontro de Reúso de Água na Agricultura
Início do conteúdo da página

DNOCS abre o II Encontro de Reúso de Água na Agricultura

Publicado por: Simone Nunes Cavalcante | Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 15h32 | Modificado por: Simone Nunes Cavalcante | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 17h23 | Acessos: 357

eduardo copy copy copy

A apresentação de abertura do II Encontro de Reúso de Água na Agricultura do Estado do Ceará foi feita pelo coordenador da Divisão de Tecnologia e Operações Agrícolas – DTO, Eduardo Segundo e pelo engenheiro Civil Régis Muratori – DTO/OM, no Centro de Ciência Agrária da Universidade Federal do Ceará.

Neste âmbito, estivera exibido, perante às autoridades científicas, representantes de órgãos públicos, professores e estudantes de pós-graduação, o Projeto Piloto de Reaproveitamento das Águas Residuárias para fins de irrigação, elaborado por profissionais do DNOCS para ser implementado, inicialmente, nos municípios de Russas e Morada Nova.

Também do DNOCS, estiveram no evento, os técnicos Joaci Moreira (DTO/AD) e Carlos Germano de Melo Pontes (DTO/OM). O evento contou, ainda, com a presença de Eudes Xavier, assessor do deputado Moisés Braz, Presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Em seguida, Carlos Alberto da SEMACE, doutorando de engenharia agrícola em Portugal, sucintamente discorreu sobre sua tese afeita ao tema reúso e falou da atuação da SEMACE nesse metiê.

Logo depois, o chefe do setor de tratamento de águas (SAAE), do município de Jaguaribe, Cícero Barreto, mostrou aos presentes, a experiência de seu município, no cultivo de forrageiras com aproveitamento de águas da barragem de estabilização. Posteriormente, a Dra. Elisabete Carvalho (SDA/Projeto São José), apresentou os resultados do reúso de água nos assentamentos do governo estadual para aplicação nos cultivos de olerícolas.

Finalmente, o Professor Claudivan Feitosa, Pós-Doutorado e membro do (PPGEA/CCA/UFC), com excelente didática e competência, coroou de êxito o fechamento do encontro, apresentando a expertise do CCA/UFC, frente ao tema reúso de águas.

Como encaminhamento acordado entre os presentes ficará decidido a realização futura de um workshop sobre reúso de água na agricultura, com foco na mitigação dos problemas de escassez hídrica, canalizando esforço técnico-científico, acadêmico, extensionista e ambiental.

eduardodois copyeduardoreuso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

todomundo copy

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página