Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial -> Serviço de Comunicação Social -> Notícias -> DNOCS inicia montagem da adutora Jaguaribe-Apodi
Início do conteúdo da página

DNOCS inicia montagem da adutora Jaguaribe-Apodi

Publicado por: Simone Nunes Cavalcante | Publicado: Sábado, 06 de Julho de 2019, 00h57 | Modificado por: Simone Nunes Cavalcante | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h27 | Acessos: 1014

 

img 20190705 wa0014

A adutora de Jaguaribe/Apodi constituída de duas tubulações em paralelo de diâmetro 1.200mm sofreu ruptura de um dos tubos e com a pressão em torno de 12 kgf a água literalmente cavou todo o material de sustentação abaixo da mesma, ocasionando a queda das tubulações que se desconectaram.

Inicialmente foram retirados os tubos um a um para o pátio da EBP do perímetro, onde estão sendo recuperados. Concomitantemente  está  sendo refeita toda terraplenagem, visto que, após o acidente, apareceu um buraco de quase 60 metros de profundidade.

"Vamos refazer os blocos de concreto, suportes das tubulações. Quando chegarem os selos  de borracha e as juntas Dresser iniciaremos a remontagem da adutora. Aproveitando a paralisação estamos  fazendo manutenção nos dois registros tipo borboleta", afirma o engenheiro do DNOCS, Roberto César de Abreu Nogueira. 

Com o acontecido as cidades de Limoeiro do Norte, Russas e Quixeré tiveram o fornecimento de água cancelado. O abastecimento está sendo feito através de caminhão pipa. As mais prejudicadas estão sendo a agricultura e a pecuária.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas garante que a montagem de  linha da adutora será iniciada nos próximos dias. Mesmo com o contingenciamento os recursos utilizados são do DNOCS  e da Federação das Associações dos Perímetros Irrigados do Jaguaribe/Apodi - FAPIJA.

img 20190705 wa0015 copy

 

foto1 copy         foto2 copy copy          foto3 copy

 

foto4 copy copy          foto5 copy copy         foto6 copy copy                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página