Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial -> Serviço de Comunicação Social -> Notícias -> DNOCS realiza Seminário de Reorientação para a Vida
Início do conteúdo da página

DNOCS realiza Seminário de Reorientação para a Vida

Publicado por: Simone Nunes Cavalcante | Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 13h49 | Modificado por: | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 13h49 | Acessos: 678

O Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas realizou nesta terça-feira (30) o V Seminário de Reorientação para a Vida.

O encontro teve como objetivo a prestação de informações e abordagem de questões relacionadas tanto ao aspecto profissional quanto emocional, contando com possibilidades de aperfeiçoamento das pessoas, potencialidades e descobertas de novos caminhos.

No período da manhã o coral do Sesc TSI fez apresentação que encantou os presentes. Logo em seguida, houve uma assembleia da Associação dos Servidores do DNOCS do Estado do Ceará (ASDEC).

O bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará e licenciado em matemática, pela Universidade Estadual do Ceará e especialista em Controladoria e Finanças, Audízio Xavier de Almeida, foi o primeiro palestrante da tarde. Ele falou sobre como fazer um planejamento financeiro. Audizío explicou como se planejar. “Uma das etapas mais importantes é definir as prioridades, listar seus objetivos, fixar suas despesas mensais, anuais, sazonais, eventuais e emergenciais, além do fundo de reserva e a poupança por objetivo”.

Em seguida, foi a vez da palestra sobre “Empreendedorismo na melhor idade”, com o economista da Universidade Federal do Ceará e com Pós-graduação em Consultoria Organizacional em Finanças, Planejamento Estratégico, Marketing, Consultoria de Processo e Administração Geral pela Sudene, Expedito Matos. Segundo ele o empreendedorismo tem sido um caminho escolhido por pessoas com mais de 60 anos como alternativa para ter uma vida mais ativa, inclusive após a aposentadoria.

Ele apresentou dados do IBGE que indicam que a população idosa, no Brasil, será de 30 milhões até 2020. “É importante estimular o desenvolvimento de atividades empreendedoras nessa faixa etária no sentido de manter essa parcela da população dentro da economia produtiva”, afirmou ele.

Para encerrar os estudantes de psicologia e estagiários do DNOCS, Sérgio da Silva Gregório e Rafaela Barros Dias, apresentaram o projeto Otophilos :ouvindo e tocando almas”. Com supervisão da gestora Ilmacir Siqueira Machado, eles vão iniciar no DNOCS “uma escuta qualificada”, focando a qualidade de vida do trabalhador. O atendimento será feito sempre às sextas-feiras, pela manhã e à tarde e o agendamento através do telefone (85) 3391 5295.

 

pp copysebraesebrae2sebrae3sebrae4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página