Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial -> Serviço de Comunicação Social -> Notícias -> Presidente da Funceme fala sobre maior média histórica de probabilidade chuvosa nos últimos 10 anos
Início do conteúdo da página

Presidente da Funceme fala sobre maior média histórica de probabilidade chuvosa nos últimos 10 anos

Publicado por: Simone Nunes Cavalcante | Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 15h51 | Modificado por: Simone Nunes Cavalcante | Última atualização em Quinta, 15 de Fevereiro de 2018, 13h27 | Acessos: 11225

O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), Eduardo Sávio, fez palestra nesta sexta-feira (09), no auditório da Administração Central do DNOCS, em Fortaleza, sobre o prognóstico de chuvas no Ceará .

A avaliação climática aponta que há 40% de probabilidade para chuvas superiores à média histórica, 35% em torno da normalidade e 25% de chances do período se encerrar abaixo do normal no período de fevereiro a abril. Os estudos foram feitos por especialistas de todo o país, que estudam os fenômenos ocorrentes nos oceanos Atlântico e Pacífico.

Segundo Eduardo Sávio, trata-se da maior média histórica de probabilidade chuvosa no Ceará dentro dos últimos dez anos. O prognóstico divide em duas partes o território. O Norte, que inclui Fortaleza e Região Metropolitana e a Região Sul, onde ficam algumas das principais bacias hidrográficas.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio, explica que a estimativa é que o Norte receberá chuvas intensas e que a Região Sul pode não receber precipitações suficientes para o sustento dos reservatórios.

A palestra foi acompanhada pelo diretor Geral do DNOCS, Angelo Guerra, pelo diretor de Infraestrutura Hídrica, Roberto Otto Massler, pelo diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, servidores, terceirizados e estagiários.

 

Previsão para o Carnaval

Conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ao longo desta sexta-feira (9), há possibilidade de chuva na região Jaguaribana, no Cariri e no noroeste do Estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

No sábado (10), o folião que estiver no Centro-Norte, principalmente na área da Serra da Ibiapaba, pode se preparar para receber chuvas. Neste dia ainda há possibilidade de precipitações no sul do Ceará.

No domingo (11), a previsão do tempo indica nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Estado.

Para a segunda (12) e a terça (13), são esperados períodos variando entre sol e eventos de chuva.

 

funceme1ffffunceme3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página