Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial -> Serviço de Comunicação Social -> Notícias -> Feira dos Sabores e das Culturas será atração na II Conferência da Caatinga
Início do conteúdo da página

Feira dos Sabores e das Culturas será atração na II Conferência da Caatinga

Publicado por: Simone Nunes Cavalcante | Publicado: Terça, 15 de Maio de 2018, 16h19 | Modificado por: | Última atualização em Terça, 15 de Maio de 2018, 16h19 | Acessos: 3771

Uma Feira dos Saberes e das Culturas do povo catingueiro acontecerá simultaneamente II Conferência da Caatinga, que será realizada em Fortaleza, entre 19 a 21 de junho. Os visitantes poderão participar de um acontecimento especial, que reunirá manifestações culturais dos estados nordestinos. A ideia é realizar um evento rico em diversidade, onde a realidade caatingueira poderá ser vivenciada, da gastronomia às artes e o artesanato.

O espaço da Economia Criativa oferecerá um viés da produção agrícola, artesanatos e manifestações culturais do Nordeste. Será um momento de reencontro com as raízes, com aspectos peculiares que remetem a um sentimento de nostalgia das coisas do sertão. Uma bodega oferecerá aos visitantes produtos da Medicina Natural e produtos alimentícios variados, além de utensílios domésticos, típicos do sertão nordestino.

Como forma de contemplar toda a diversidade da cultura do povo caatingueiro, o stand Feira das Artesanias reunirá o que há de mais criativo no mundo do fazer caatingueiro, demonstrando as habilidades manuais dos seus artesãos, dos bordados, à renda, do crochê à tecelagem. Produtos do couro da tilápia, da fibra de sisal, e as semi-jóias são formas de expressar a riqueza de uma gente que descobre na natureza, muitas vezes adversa, laços de resistência, de sabedoria e poder de transformação.

Um espaço dedicado às apresentações artísticas culturais do sertão, com a presença de sanfoneiros e cordelistas, que recitarão suas poesias sobre a temática da feira. O visitante poderá participar das Rodas de Conversa, em que o mote será a socialização de experiências ou projetos de fomento da construção da cidadania ambiental. Uma oficina de réplicas da megafauna, teatro de sombras, dentre outras atividades lúdicas fará a alegria de adultos e crianças.

A Feira dos Saberes e das Culturas é uma realização da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (DAS), Instituto Agropolos e Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), com apoio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA - Superintendência do Ceará) e Banco do Nordeste. Tem como parceiros o Instituto Nordeste XXI, a Fundação Bernardo Feitosa e o Instituto Brasileiro de Administração para o Desenvolvimento (Ibrad). A coordenação é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, órgão que oferece embasamento técnico-científico ao legislativo estadual cearense.

queijo

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página