Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial -> Serviço de Comunicação Social -> Notícias -> Barragem Barra do Juá tem Ordem de Serviço assinada e garantida
Início do conteúdo da página

Barragem Barra do Juá tem Ordem de Serviço assinada e garantida

Publicado por: Simone Nunes Cavalcante | Publicado: Terça, 06 de Fevereiro de 2018, 15h27 | Modificado por: Simone Nunes Cavalcante | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 14h24 | Acessos: 3459

 

Presidente Michel Temer, Ministro, Helder Barbalho e Diretor geral do DNOCS, Angelo Guerra garantem conclusão das obras para final de 2018.

 

A Ordem de Serviço para a execução das obras de recuperação e modernização da Barragem Barra do Juá foi assinada na manhã de sexta-feira (02), no município de Cabrobó-PE. Também foi inaugurada a segunda Estação de Bombeamento “EBI-2” do eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Estiveram presentes o Presidente da República, Michel Temer, o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o Diretor Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, Angelo Guerra, entre outras autoridades, das quais puderam presenciar e corroborar para a assinatura da ordem de Serviço, como também participar da inauguração da Estação de Bombeamento “EBI-2”, a qual aumentará a segurança hídrica de milhões de brasileiros da região Nordeste.

De responsabilidade do DNOCS e com a ordem de serviço assinada pelo ministro Helder Barbalho e pelo Diretor geral do DNOCS, Angelo Guerra, a Autarquia Federal estará a frente dos serviços e obra de recuperação e modernização da Barragem Barra do Juá, em Floresta (PE) - parte do Eixo Leste do Projeto São Francisco. A previsão de conclusão é de até oito meses. A obra beneficiará mais de 59 mil pessoas nos municípios de Floresta (PE) e Ibimirim (PE), e terá a capacidade de armazenar 71,47 milhões de metros cúbicos de água, alimentada pelo Rio Riacho do Navio e seus afluentes.

Já a população do Rio Grande do Norte será beneficiada por outra obra, a qual foi destacada por Helder Barbalho. Um acordo bilateral entre o Ministério da Integração Nacional e o Banco Mundial, no âmbito do programa Interáguas, colocará no papel as definições técnicas do Ramal do Piancó. Com investimento previsto de R$ 400 milhões, a obra do canal irá levar as águas do Rio São Francisco para a região Oeste da Paraíba e ao açude Armando Gonçalves Ribeiro (RN), beneficiando assim mais de um milhão de pessoas. A grande expectativa para este ano de 2018, é que mais de 7 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte sejam beneficiadas e abastecidas pelas águas do São Francisco.

Outro fato importante que se deu durante do evento foi o presidente Michel Temer afirmar que vai autorizar estudos para avaliar a viabilidade da integração das bacias dos rios São Francisco e Tocantins, o que irá garantir a chegada das águas do Rio São Francisco até as bacias da Bahia. “Sendo a redenção do Rio São Francisco e do Nordeste” afirmou Helder Barbalho.

 

pernambuco

 PISF canal bomb 02ordem serv barra jua 07

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página