Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial -> Serviço de Comunicação Social -> Notícias -> DNOCS colabora com pesquisa
Início do conteúdo da página

DNOCS colabora com pesquisa

Publicado por: Simone Nunes Cavalcante | Publicado: Segunda, 15 de Janeiro de 2018, 16h53 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 14h12 | Acessos: 15123

Cientista identifica mais de 400 substâncias secretadas da cabeça do pirarucu.

pirarucu

Um importante passo no caminho da domesticação do pirarucu, o maior dos peixes nativo do Brasil, foi dado pelo pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura(TO), Lucas Simon Torati: a descoberta de hormônios, proteínas, peptídeos e prováveis feromônios no líquido secretado pela cabeça de animais adultos.

Grande parte da pesquisa foi conduzida em colaboração com o DNOCS, que mantém um centro de pesquisas em aquicultura, no município cearense de Pentecoste a 85 quilômetros de Fortaleza. A parceria permitiu que o cientista monitorassem esteroides sexuais de 20 casais.

Segundo o cientista existe a hipótese de que os alevinos devem se beneficiar diretamente dessa secreção, por causa da sua composição bioquímica. A pesquisa identificou mais de 400 proteínas secretadas pelo peixe.

A descoberta foi publicada na revista científica Plos One. Em sua tese de doutorado defendida na University of Stirling, na Escócia, Torati conseguiu demonstrar que essa secreção contém esteroides sexuais possivelmente usados como feromônios, os hormônios que servem para provocar atração para o acasalamento.

Torati observou que sempre que o nível desses hormônios estava alto no sangue, também se elevava na secreção da cabeça. A revelação é inédita nos meios científicos, comprovando o caráter singular do pirarucu. Em geral, os peixes liberam os feromônios pelo sêmen ou pela urina, mas em nenhuma outra espécie foi identificada a sua presença no líquido da cabeça