Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial -> Serviço de Comunicação Social -> Editoria de Notícias -> Cientista búlgaro expõe projeto científico sobre mudanças climáticas
Início do conteúdo da página

Cientista búlgaro expõe projeto científico sobre mudanças climáticas

Publicado por: Ubirajara Bandeira Jr | Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2017, 11h54 | Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2017, 12h05 | Acessos: 353

O Diretor-Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Angelo Guerra, recebeu ontem, quinta-feira (13/07) à tarde, o cientista búlgaro Hristo Krusharski, que fez uma explanação a diretores e técnicos do Departamento sobre pesquisas e estudos científicos que influenciam nas mudanças climáticas.

O cientista já realizou reuniões em vários países e estados brasileiros sobre o assunto. No Brasil, pretende implantar o projeto na região, procurando contribuir para a mitigação dos efeitos recorrentes nos períodos de estiagem.

Ao longo dos anos, por meio de pesquisas e estudos científicos com sua equipe, que envolve nomes como o professor da Universidade de Belgrad, Doutor Mladzhen Churich e o professor Doutor Magomet Abshaev, Vice-reitor da Universidade de Geofísica na Rússia, conseguiram desenvolver maneiras de modificar as mudanças climáticas, tais como predeterminação de chuvas causadoras de enchentes ou provocando chuva em regiões onde pouco ou nem chove. Sobre essa alternativa, ela foi implanta há oito anos em Dubai, região onde praticamente não chovia. Hoje em dia, através da inseminação de nuvens, é possível chover frequentemente naquela região. A equipe de cientistas desenvolveu, também, uma maneira inovadora para combater as geadas em regiões que venham sofrer com o fenômeno.

Segundo Angelo Guerra, o projeto, cuja proposta é de grande importância e trata da possibilidade de solucionar o problema de escassez hídrica no semiárido, "deverá ser encarado como uma alternativa pelo DNOCS".

Participaram do encontro, além do Diretor-Geral, o chefe de gabinete, Rogério Pinheiro, o cientista Hristo Krusarski, o cônsul da Bulgária no Brasil, Renato Russeff, a tradutora Milena Mitkova, o procurador-geral, Francisco Arlem Sousa, o diretor de Infraestrutura Hídrica, Roberto Otto Massler, o diretor administrativo, Gustavo Henrique Medeiros, o coordenador geral de planejamento e gestão estratégica, Nilo Barsi, o coordenador de obras, Roberto Sérgio Limeira, o coordenador de recursos financeiros, Francisco Evaldo Azevedo, o chefe da divisão da Dep. José Roberto Lira, e o diretor substituto da diretoria de desenvolvimento tecnológico, Antônio Eduardo Segundo.

DSC06146

DSC06153

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página